Deputada questiona detenções<br>em Espanha

A de­pu­tada do PCP, Inês Zuber, di­rigiu, dia 5, uma per­gunta es­crita ao Con­selho sobre a de­tenção, dia 27 de Fe­ve­reiro, de oito ci­da­dãos es­pa­nhóis, re­gres­sados da Ucrânia, onde par­ti­ci­param so­li­da­ri­a­mente na re­sis­tência an­ti­fas­cista contra o golpe de es­tado ilegal.

Na sua per­gunta, Inês Zuber re­corda que «esse acto ile­gí­timo», re­a­li­zado com o apoio da UE, dos EUA e da NATO, «tem sido mar­cado pela vi­o­lência e re­pressão po­lí­tica e xe­nó­foba pro­mo­vida pelos sec­tores mais re­ac­ci­o­ná­rios da oli­gar­quia ucra­niana e por forças de na­tu­reza fas­cista».

Opondo-se a essas forças, le­vantou-se um mo­vi­mento de pro­testo po­pular, a que se jun­taram «cen­tenas de re­sis­tentes an­ti­fas­cistas de ou­tros países, que de­fendem no ter­reno o di­reito dos povos à li­ber­dade, à de­mo­cracia e à so­be­rania na­ci­onal».

A in­ter­pe­lação sa­li­enta ainda que «há um ci­nismo acres­cido nessas de­ten­ções, por­quanto são per­pe­tradas por um Es­tado, onde mi­lhares de re­sis­tentes an­ti­fas­cistas de todo o mundo se reu­niram e com­ba­teram contra o golpe mi­litar que deu início à guerra civil es­pa­nhola, de que re­sul­taria a longa di­ta­dura fas­cista de Franco».

Neste con­texto, a de­pu­tada quer saber se o Con­selho tem co­nhe­ci­mento de ou­tros es­tados-mem­bros que es­tejam a efec­tuar de­ten­ções da mesma na­tu­reza e qual o nú­mero total de ci­da­dãos já de­tidos.

Per­gunta ainda: «em que base o go­verno es­pa­nhol se sus­tenta para con­si­derar que os ditos de­tidos são ter­ro­ristas?».




Mais artigos de: Europa

A persistência da desigualdade

A Or­ga­ni­zação In­ter­na­ci­onal do Tra­balho es­tima que ao ritmo ac­tual a igual­dade de re­mu­ne­ração entre ho­mens e mu­lheres só seria atin­gida dentro de 71 anos.

Crise e desemprego

Um es­tudo apre­sen­tado numa con­fe­rência do GUE/​NGL, re­a­li­zada, dia 5, em Bru­xelas, re­vela que o acordo de livre co­mércio com os EUA terá im­pactos ne­fastos para os povos.

Desemprego sobe em França

A taxa de desemprego em França subiu em 2014 para dez por cento da população activa, em resultado do aumento de um ponto percentual no último trimestre do ano passado, revelou, dia 5, o Instituto Nacional de Estatísticas do país. Nos três últimos meses de 2014, o...

Petrolíferas condenadas <br>por concertação de preços

A entidade espanhola da concorrência anunciou, dia 25 de Fevereiro, a aplicação de uma multa de 32 milhões de euros a cinco petrolíferas, acusadas de concertação de preços dos combustíveis. As sanções mais pesadas recaem sobre a Repsol e...

Mais exploração? Não, obrigada

A última versão da Directiva do Tempo de Trabalho, de 2003, reúne disposições extremamente desfavoráveis aos trabalhadores no que se refere às condições de trabalho e ao horário de trabalho. Mas como tudo o que é mau pode ser ainda pior, a...